Carregar Carro Elétrico em Casa
Se adquiriu um veículo elétrico ou está a pensar comprar, a grande questão é: como e onde posso carregar a bateria?
A forma mais cómoda, além de mais económica e fácil de carregar um carro elétrico é nas nossas casas.
Tomada Normal

Geralmente os carros elétricos já vêm equipados com um carregador portátil para carregar a bateria numa tomada normal (shucko). Esta ficha é o básico para carregamentos em corrente alternada em casa.
No entanto, estes carregadores estão, por norma, limitados a uma intensidade elétrica de 10A e uma potência máxima de carregamento de 2,3 kW. Isto significa que, por exemplo, uma bateria com capacidade de 40 kWh precisa de cerca de 20h para carregar a uma potência de 2kW, se considerarmos algumas perdas de energia (2kW x 20 h = 40 kWh).
Saiba que para usar uma tomada normal é importante que esta seja de boa qualidade. Quando os carregadores detetam que a tomada não tem ligação de segurança à terra ou que esta é insuficiente, não funcionam. O que pode acontecer em instalações elétricas mais antigas.
Wallbox (Carregadores domésticos)

Como referimos, a maioria dos carregadores para tomadas normais fornecidos com os veículos está limitada a 10 A. Mas no mercado há carregadores domésticos que permitem maiores amperagens e, consequentemente, maiores potências de carregamento.
Por exemplo, se utilizarmos o Wallbox Pulsar Plus de 32 A conseguimos uma potência de 7,4 kW (monofásico) e 22 kW (trifásico), o que diminuirá consideravelmente o tempo de carregamento. Uma grande vantagem deste tipo de instalações, é que pode ser conseguida sem grandes (ou nenhuma) alterações da rede elétrica de casa, além de existirem atualmente no mercado carregadores inteligentes capazes de variar a intensidade de carregamento de acordo com as condições da rede.
Se pretende uma solução de carregamento para a sua casa, entre em contacto connosco, estaremos disponíveis para avaliar o seu caso específico.