Potência Contratada: Irá afetar o carregamento do meu veiculo elétrico?
Janeiro 31, 2024

Conhece o termo potência contratada? Refere-se ao valor máximo de eletricidade que o seu contador pode disponibilizar simultaneamente. Se, em determinado momento, estiver a utilizar mais aparelhos ligados à corrente do que a potência elétrica contratada suporta, o quadro elétrico é desativado e a luz vai abaixo.

Frequentemente, os nossos clientes questionam-nos sobre a necessidade de aumentar a potência contratada ao instalar um carregador para veículos elétricos. A resposta? Depende. Passamos a explicar.

A decisão de aumentar a capacidade contratada está vinculada à potência do carregador que se pretende instalar e à capacidade atual da instalação elétrica. 

A potência contratada na residência em Portugal geralmente é de 6,9 kW, enquanto os carregadores domésticos apresentam potências que variam de 3,7 kW a 22 kW. Se o consumo doméstico for significativamente elevado, pode ser necessário considerar o aumento da potência contratada, uma vez que essa irá alimentar o consumo doméstico e o carregamento do veiculo.

Lembre-se, antes de instalar um carregador, é recomendar consultar um eletricista qualificado para a avaliar a capacidade da sua instalação elétrica e determinar se será necessário fazer algum upgrade. Na Cargga, garantimos uma instalação eficiente, onde os nossos profissionais e parceiros irão avaliar se a sua potência contratada é suficiente para suportar o carregador sem sobrecarregar a rede elétrica da sua residência.

Escolha um serviço de excelência, fique ligado com a Cargga!