Quanto custa carregar um carro elétrico?
Os custos de carregamento continuam a ser uma das principais dúvidas no mundo da mobilidade elétrica. Quanto custa carregar um carro elétrico? É mais barato do que abastecer um veículo convencional com motor a combustão?
Onde se pode carregar um carro elétrico
Antes de considerarmos os custos reais, importa saber onde o pode fazer. Carregar um carro elétrico tem o custo influenciado por duas condicionantes: o local do carregamento e a potência da bateria.
É possível carregar um veículo elétrico em dois locais: em casa, ou num local público. Em casa, os veículos podem ser carregados através da ligação a uma tomada normal, ou através de uma wallbox, saiba como.
Num espaço público, os veículos podem ser carregados num dos vários postos de carregamento geridos pela empresa pública responsável pela rede de mobilidade elétrica, a MOBI.E.
Carregar o automóvel elétrico em casa
O custo de um carregamento em casa vai depender do contrato celebrado com o fornecedor de energia. Imaginando que o custo kWh é de 0,16 cêntimos por kWh e que pretende carregar um Renault Zoe com uma bateria de 52 kWh. Para carregar totalmente a bateria deste automóvel elétrico iria gastar cerca 8,32€, o que lhe permite uma autonomia de aproximadamente 320 km.
Carregar o automóvel elétrico num local público
Para carregar um carro elétrico na rede Mobi.e é necessário celebrar um contrato com um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), de modo a poder utilizar os pontos de carregamento desse mesmo CEME.
No contrato ficará definido o valor da energia utilizada para o carregamento do seu automóvel, que poderá ser um custo por cada KWh de energia consumida, ou um preço mensal fixo. Receberá depois um cartão, que lhe dará acesso aos postos da rede.
Para além do custo acordado por kWh, num posto de carregamento público é necessário considerar a tarifa do operador do posto e as taxas e impostos.
Exemplo prático:
Para este exemplo vamos partir do princípio que o CEME contratado é o nosso parceiro e o posto é operacionalizado pela CARGGA em Braga.
Assim, podemos considerar o custo por kWh de 0,15 cêntimos, uma tarifa do operador de 0,05 cêntimos/min e finalmente 0,001 €/kWh pelo IEC (Imposto Especial ao Consumo de Energia Elétrica) e o IVA do carregamento.
Pode aderir a um cartão CEME com a CARGGA, entre em contacto connosco para mais informações!